quarta-feira, 10 de agosto de 2011

De cara limpa. A verdade nua e crua

Documento - Para quem não sabe ainda, está valendo desde o dia primeiro de agosto a nova medida do CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) que tem como objetivo combater o greenwashing (maquiagem verde), ou seja, informações falsas ou exageradas relacionadas a produtos ou serviços, digamos assim, “verdes”.
Sendo assim a publicidade no Brasil não poderá mais enaltecer
características de sustentabilidade de qualquer tipo de produto, serviço ou marca se a empresa responsável não comprovar de fato tais qualidades.
As punições à empresa que descumprir as normas variam de advertência à suspensão da campanha publicitária e, de quebra, uma divulgação pública do descumprimento da regulamentação.

Não é a toa que se faz necessária uma medida como essa, pois segundo pesquisa da Akatu/Ethos.2010, 44% dos consumidores brasileiros não acreditam em nenhum tipo de informação prestada pelas empresas referente às suas práticas de responsabilidade social e 32% dizem acreditar
dependendo da empresa.
É importante destacar, também, que não serão permitidos apelos que divulguem como benefício
socioambiental o mero cumprimento da lei.
As mudanças foram incorporadas por meio do acréscimo de um parágrafo e um anexo ao artigo 36 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.
Veja no quadro acima os princípios que deverão ser levados em consideração:

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