Tecnologia

Avião solar


O Avião experimental movido a energia solar realizou na sexta-feira dia 13 de maio seu primeiro vôo internacional.

Conhecido como Solar Impulse, o avião saiu da Suíça em direção a Bélgica.
Para testar a capacidade do avião de fazer percursos de aviões comerciais, a viagem durou doze horas.
O Solar Impulse já chegou a ficar pouco mais de 26 horas no ar e comporta apenas um tripulante. A equipe ainda quer fazer a máquina dar a volta ao mundo.

Saiba mais.
______________________________________________________________

Celular ecológico


A tecnologia está cada dia mais ligada a sustentabilidade. Como exemplo, podemos citar o aparelho móvel desenvolvido pela Samsung. Há tanto o que dizer sobre o modelo Blue Earth que até esquecemos que podemos utilizá-lo para falar com outras pessoas.
Volte no tempo rapidamente e lembre-se quanto tempo levava para consultar e enviar e-mails, ver um vídeo no Youtube e até mesmo pagar contas. Atualmente podemos fazer tudo isso dentro do ônibus a caminho do trabalho ou de volta para casa. Não há mais a necessidade de consumir energia e tempo ao ligar o computador para realizar essas tarefas “básicas”.
Antes de mais nada, não estamos fazendo propaganda para Samsung. Sabemos que o Iphone da Apple tem muitas dessas funcionalidades. Porém o que diferencia o Blue Earth da Samsung dos outros Mobiles são algumas características extras como, por exemplo, seu painel solar. Cada hora de carregamento solar pode gerar até 16 minutos de conversação.
Os aplicativos também são diferenciados. Você pode utilizar o eco mode que ajusta automaticamente o aparelho para economizar mais energia, um calendário com avisos e informações de datas importantes para o planeta e para o meio ambiente, entre outras modernas funcionalidades desenvolvidas com o intuito de não agredir o ecossistema.
Além de tudo, ele é livre de substâncias nocivas ao meio ambiente e o acabamento do aparelho é feito de plástico reciclado de garrafas PET.
Pesquisamos em vários sites, mas o produto já estava esgotado em quase todas as lojas virtuais. Se quiser comprar clique aqui. Foi o único site que encontramos.

Saiba mais
_____________________________________________________

Google está construindo a maior usina solar do mundo



Google está investindo $168 milhões para ajudar a desenvolver uma usina de energia solar no deserto Mojave da Califórnia.
Em parceria com a Brightsource energy, o site oficial do Google afirma que a nova usina pode gerar 392 megawatts de energia solar, o equivalente à retirada de mais de 90 mil carros da estrada ao longo da vida da usina, que é estimada em 25 anos.
Apelidada de Ivanpah Solar Electric Generating System, a torre solar da usina será a maior do mundo. Medindo aproximadamente 450 metros de altura, a nova torre usará 173.000 heliostats (placas parecidas com espelhos) para gerar energia.
Entretanto, o grupo de preservação ambiental da bacia do atlântico afirmou que o local proposto para a construção de uma fazenda solar irá danificar o ecossistema no entorno dos povoados que é habitada por uma raça de tartaruga que está ameaçada.
Fonte: TIME

_____________________________________________________



Prático, barato e sustentável



Já vimos um carro ecologicamente correto que é ligado na tomada, porém o preço não é muito acessível e vimos, também, um outro modelo movido a combustível orgânico. A inovação sustentável sobre quatro rodas continua e nos surpreende cada dia mais.
A novidade agora é um automóvel bem mais barato, bem mais prático e, claro, sustentável.
Trata-se do modelo T 25 criado pelo projetista Gordon
Murray. Ele desenhou a McLaren pilotada por Ayrton Senna. Foi com ela que o brasileiro conquistou seu primeiro campeonato na Formula 1.
Há praticamente seis anos fora das pistas, Murray decidiu ir em busca do desafio de construir o minúsculo carro urbano que, segundo ele, pode ser que revolucione a maneira como automóveis são construídos atualmente.

Fibra de vidro, garrafas de plástico recicladas e tubos ocos de aço são os materiais que servem como base para a fabricação do T 25. Os materiais utilizados para a fabricação do carro equivalem a um quinto do material utilizado na fabricação de um carro convencional.
O veículo chega a até 145 km/h, tem capacidade para três passageiros, pesa 575 kg, ocupa um terço do espaço de um estacionamento convencional e deverá custar em torno de US$ 9mil. Além de tudo isso, ele consome menos água, energia e aço, que são recursos vitais para o planeta.
Teremos no planeta aproximadamente 2,5 bilhões de veículos por volta de 2020. Vamos precisar de espaço. E de um ar mais limpo, lógico!
_____________________________________________________