
Talvez seja fácil uma empresa ter um conceito sustentável. Vejam só, é como uma receita de bolo.
Troque as lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas;
Troque o maquinário antigo por um novo que poupe energia;
Recicle;
Faça algumas doações a instituições de caridade.
Agora é só divulgar que sua empresa é sustentável certo? ERRADO!
Essa receita de bolo serve para fazer marketing social. Apenas marketing. É fácil e realmente muito lucrativo agir dessa forma.
Trocar lâmpadas e reciclar materiais geram um aumento significativo no caixa da empresa.
Doe pelo menos um terço do que foi economizado para instituições de caridade. Ainda sobra muito dinheiro e sua marca será lembrada por diversas instituições e isso facilitará as vendas.
Dessa maneira é muito cômodo uma empresa dizer que é socialmente responsável.
Se a corporação não elabora projetos sociais, não respeita a comunidade ao redor, não procura atender melhor seus clientes e não treina e não paga adequadamente seus colaboradores, ela está apenas em busca da maximização de lucros e de publicidade.
Ainda em construção, o conceito de sustentabilidade evolve o ecologicamente correto, o economicamente viável e o SOCIALMENTE JUSTO.
Nem é preciso dizer o que as empresas estão esquecendo.
Clique aqui e veja o artigo de Márcia Pimenta.
Um comentário:
Oi Luiz!
Primeiramente parabéns pelo Blog..
Realmente é um fato, as empresar usam a "sustentabilidade" de uma forma incorreta, apenas visando lucro próprio, sem saber o que exatamente envolve o conceito de sustentabilidade.
Tenho uma dica para repassar pra você: O google criou um sistema de busca chamado Eco4planet, onde atingindo um determinado número de buscas é plantado uma árvore...Será que é realmente verdade?
http://www.eco4planet.com/pt/
Abraços e novamente parabéns pelo Blog.
Postar um comentário