quinta-feira, 21 de abril de 2011

Entrevista de desligamento na organização

Muitas pessoas se perguntam se realmente existe entrevista de desligamento e porque ela é tão pouco praticada.
As empresas não têm muitas informações sobre esse tipo de atividade tão pouco aplicada. Porém isso deveria se tornar algo tão freqüente quando o processo de seleção e de admissão do profissional.
Mas qual o objetivo da entrevista de desligamento?
É um instrumento na qual o RH procura levantar informações significativas sobre o clima organizacional da empresa, a estrutura e o funcionamento da área do trabalhador que pede o desligamento. Sendo assim, é capaz de verificar se o RH dá o devido encaminhamento as questões levantadas pelos colaboradores, se é a política salarial, de desenvolvimento e benefícios, sem contar as expectativas e necessidades dos colaboradores.
Deve ser feita tanto nos casos de afastamento voluntário como nos de demissão.
O que é dito nesta hora pode significar uma grande melhora na organização, sendo considerada um feedback na gestão da própria organizacional: uma sugestão sobre o clima da instituição; ou uma proposta estratégica para a empresa.
Diante de todos esses questionamentos, vale a pena as organizações investirem mais em Entrevista de Desligamento, pois isso com certeza irá trazer inúmeros benefícios para o desenvolvimento da organizações e principalmente dos colaboradores.

Nenhum comentário: