sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Riscos do Código Florestal

A WWF fez uma rápida explicação sobre os riscos ambientais que as mudanças no código florestal podem trazer. 

Risco de tragédias 
A mudança pretende usar áreas de risco como encostas e margens de rios, aumentando a possibilidade de deslizamentos e enchentes, já que são as raízes das plantas que seguram o solo, e as plantas nas margens dos rios diminuem a velocidade da água, prevenindo erosões e enxurradas. 


Risco de extinção de espécies 
A redução nas áreas de reserva legal acaba causando riscos de extinção, pois essas áreas permitem o trânsito de muitas espécies, e também há muita diversidade biológica. 



Aumento do desmatamento 
Propõem o descumprimento das leis que protegem a natureza brasileira, não pedindo o reflorestamento das áreas que foram desmatadas até 2008, sendo que entre março e abriu de 2011 perdemos quase 600km² de floresta na Amazônia. 



Mudanças Climáticas 
Tudo isso agrava o problema em relação às mudanças climáticas devido aos gases das queimadas, que estão acumuladas na floresta nativa, esses gases são equivalentes à trinta vezes a frota atual de carros no mundo.
Clique aqui e acesse estudos e publicações sobre o Código Florestal.
Saiba mais. Veja na página do Senado o glossário dos termos utilizados na discussão sobre o Código Florestal.

Um comentário:

ourlovevan disse...

Parabéns pelo blog. Adorei!Se todos contribuirmos um pouco que seja, estaremos a ajudar para um mundo melhor. Vou voltar mais vezes aqui para ver o que os priminhos têm para transmitir.
Beijinhos e milsorrisoscoloriodos de Vera Nadais de Portugal